Canal de notícias

Tecendo com qualidade: a produção como ênfase de nosso trabalho.

Os tecidos fazem parte da nossa vida cotidiana, eles estão na decoração, em cortinas e móveis, entre outras peças que utilizamos diariamente. Por isso vamos voltar no tempo e conhecer como essa produção é feita.


A história conta que nas primeiras civilizações o tecido não existia, as pessoas utilizavam peles de animais para se abrigar do frio ou para decorar, mas com a revolução a indústria têxtil começou a ganhar seu espaço na sociedade e no mundo. Para entendermos bem sua origem antes da revolução industrial as artesãs começaram a tecer seus próprios tecidos, após a revolução as maquinas passaram a realizar esse trabalho.


A produção começa desde a colheita da fibra, ou na fabricação da fibra sintética, após todo esse processo elas serão preparadas para a tecelagem onde removerão todas as impurezas, já estando preparadas, elas passam pela seguintes etapas:


- Processamento de fibras onde é necessário realizar o filamento em uma máquina que enrola as fibras;


- Após elas vão sendo armazenadas em bobinas, para depois passarem para o tear que irá entrelaça-las, e nesta etapa é formado o pano.


- Na produção de tecidos é necessário que eles estejam na posição vertical e horizontal na onde o entrelaçamento é completo.


- Durante o processo a cor se torna indeterminada, pois ainda conta com sementes das fibras que não foram totalmente eliminadas.


- A próxima etapa é a lavagem dos tecidos e o processo de coloração que é utilizado soda para haver o aumento dos poros e uma melhor pigmentação.


- E por último, a etapa da pintura é feita de forma sublime e assim eles são enviados para os mais diversos lugares e transformados em peças maravilhosas.


Quando o assunto é a fabricação de tecidos a Téssere entende perfeitamente. 

Tags
Dicas sobre Cortinas